A importância da advocacia consultiva preventiva em direito de família

A importância da advogacia consultiva preventiva em direito de família

Meu nome é Anna Luiza Ferreira, sou advogada em São Paulo e meu escritório atua exclusivamente em Direito de Família e Sucessões há mais de 20 anos. O que fazer diante de uma situação que você está vivendo pela primeira vez, que envolve você e a sua família e que você sente que precisa ter conhecimento jurídico antes de tomar uma decisão ou conduzir certa situação?

A maior parte das pessoas que procuram advogados especializados em direito de família, estão vivendo a situação pela primeira vez, pois esta é uma característica da advocacia especializada, atender clientes que estejam passando por uma questão pela primeira vez na vida.

Por exemplo, a pessoa está em crise no casamento. Ela não tem certeza se irá ou não se separar, mas sente necessidade de conhecer a parte jurídica para saber como lidar com certas situações no dia a dia, quais são os seus direitos e como seriam regularizadas as questões caso venha a se decidir pelo divórcio. É comum as pessoas terem dúvida se podem ou não sair de casa, se a traição tem repercussão no mundo jurídico ou se ficarão sem ter convívio com os filhos enquanto o divórcio não for concluído.

Há outros casos diferentes, como daquela pessoa que está pensando em se casar, mas antes gostaria de saber como preservar o seu patrimônio particular. Ou da pessoa que acabou de perder um parente e não sabe como administrar os recursos da herança e evitar problemas com os parentes enquanto o inventário não é aberto, além de ter dúvidas sobre destinação legal dos bens, valores e prazos do inventário.

Por que é importante você fazer uma consultoria preventiva?

Primeiro, você precisa partir do princípio de que cada família é um universo. Então, você nunca vai conseguir as respostas que precisa pesquisando por conta própria, mas apenas depois de agendar uma reunião para expor os detalhes do seu caso e o seu contexto familiar, pois só assim o advogado poderá te explicar a parte legal e te oferecer um aconselhamento.

Ao ter conhecimento sobre a parte legal, você passará a agir e tomar decisões com base nos critérios objetivos da lei e da jurisprudência, e não a partir de seus critérios subjetivos, que são aqueles que fazem sentido apenas a você. Com isto, você passará a agir de forma racional e adequada.

Além disto, como o próprio nome diz, se estamos falando de CONSULTORIA PREVENTIVA, ela existe para PREVENIR problemas e imprevistos, minimizar riscos e evitar ações judiciais.

Uma única consulta pode te ajudar a mudar totalmente o rumo de uma situação, trazendo inúmeros benefícios para você.

Posts Similares