| |

Posso desistir de um processo de divórcio litigioso?

Posso desistir de um processo de divórcio litigioso? Eu sou Anna Luiza Ferreira, advogada especialista em direito de família, e nesta oportunidade eu vou esclarecer se é possível desistir de um processo de divórcio litigioso em andamento.

O divórcio litigioso ocorre quando um dos cônjuges ingressa com a ação de divórcio contra o outro. Normalmente o litígio é necessário em duas situações: quando um quer se separar mas o outro não aceita e quando o casal concorda com a separação, mas não consegue chegar a um acordo sobre questões como partilha de bens, guarda de filhos, pensão alimentícia e assim por diante.

Aí vem a pergunta chave: Pode haver desistência de um processo de divórcio litigioso? A resposta é sim!

Os pedidos de desistência podem ocorrer antes da sentença e, são normalmente motivados por interesse na reconciliação ou na possibilidade de composição extrajudicial.

Nada impede que o processo seja novamente ajuizado no futuro, mas é bom lembrar que a desistência deve ser muito bem avaliada e amadurecida, pois implicará na extinção do processo sem que os assuntos sejam regularizados, por isso recomendamos que o processo seja sempre acompanhado por um advogado especialista em divórcio.

Até breve!

Posts Similares