assinar documento legal

Fui citado. E agora? – Advogada de família explica

Fui citado. E agora? Eu sou Anna Luiza Ferreira, advogada especialista em direito de família e hoje eu vou falar sobre as providências que as pessoas devem tomar quando são citadas.

A citação é o ato pelo qual uma pessoa é convocada perante a justiça para se defender de uma ação movida contra ela. Em outras palavras, é quando você sabe que alguém entrou com uma ação judicial contra você.

Normalmente, a citação ocorre pelo oficial de justiça ou através do correio.

Quando você for procurado pelo oficial de justiça, saiba que ele é um mensageiro do judiciário que está cumprindo uma ordem do juiz, e você deve tratá-lo e recebê-lo com cordialidade.

Vamos à prática. Vou informar a seguir, umas providências que precisam ser tomadas após você ter sido citado.

Primeiramente, respire fundo e mantenha a calma! Este não é o fim do mundo e você terá ampla oportunidade de se defender. Em seguida verifique atentamente a natureza do processo: as partes, autora, e ré e também o fórum em que a ação se encontra. Isto te ajudará a se familiarizar com o processo.

Nos casos de divórcio, guarda de filhos e regulamentação de visitas, o autor será o seu cônjuge. No caso de ação de alimentos, os seus filhos serão os autores da ação.

Assine o mandado de forma legível e coloque a data que você foi citado. Nos processos digitais, você receberá a informação de acesso e o caminho com instruções para visualização do conteúdo da ação no portal do tribunal de justiça competente.

Verifique se consta no mandado alguma decisão judicial já proferida, se há designação de audiência, uma data de audiência, e qual é o prazo para apresentação da defesa.

É importante que você entre em contato com um advogado especialista na área e agende uma consulta com a máxima brevidade. Fique atento, pois dependendo do caso, você pode precisar recorrer ao tribunal de justiça de alguma decisão já proferida em caráter liminar, e este não é o mesmo prazo que normalmente vem indicado no mandado de citação para a defesa.

Na reunião com o advogado, leve todos os documentos recebidos pelo oficial de justiça. O advogado é o profissional que irá te direcionar, traçar a linha de atuação.

Não fique imaginando o pior entrando em devaneios, também não tente fazer sua própria defesa. Invista sua energia na contratação do melhor profissional que você puder para representá-lo em sua defesa.

Desejo-lhe boa sorte e até breve!

Posts Similares