Entenda o que é Terapia de Casal e como ela pode ajudar

Quando o relacionamento está ruim logo vem à cabeça a idéia de divórcio mas antes desse passo amargo existem outras opções, e a terapia de casal é uma delas. Muito embora só lembrada em casos que o relacionamento está deteriorado, a terapia de casal é uma ótima opção em diversas circunstâncias e em muitos casos pode auxiliar com o retorno da facilidade no casamento.

Antes de falarmos sobre os benefícios que a Terapia de Casal pode proporcionar a vocês dois, é necessário, contudo, entender o que de fato ela é.

O que é a Terapia de Casal?

Terapia de casal nada mais é do que uma psicoterapia onde duas pessoas, que estejam vivendo um relacionamento romântico, desejam entender a relação e vivencia-la ao máximo. 

Geralmente, o casal que busca esse auxílio está passando por algum tipo de dificuldade ou bloqueio, seja por questões financeiras, afetivas ou até mesmo casos mais sérios como infidelidade.

Terapia de casal funciona para quem está disposto!

Também há casais que estão em um relacionamento abusivo e veem na terapia de casal uma forma de conseguir sair desse ciclo e romper, de uma vez por todas, a dependência que há do parceiro – recuperando, principalmente a autoestima para conseguir terminar a relação. 

Seja qual for o seu pretexto, qual for o seu desejo, só um médico psicólogo será  capaz de te auxiliar nesta decisão, te dando toda a base necessária para conseguir ultrapassar seus medos, seus receios e recuperar a felicidade.

Existem, também, outras razões pelas quais os casais buscam ajuda profissional:

  • Melhorar a comunicação que há presente dentro do relacionamento
  • Entender de forma harmônica e amorosa as necessidades do parceiro
  • Acabar com a competição que há entre o casal, mesmo que de forma inconsciente
  • Melhorar a vida sexual e o desempenho entre vocês
  • Superar a quebra de confiança que há no casal em casos de traição
  • Aprender a lidar de forma autossuficiente com as diferenças que há entre o casal, …
  • Entender se o relacionamento está ou não bom e caso não esteja, aprender a terminar sem causar danos aos envolvidos, inclusive os filhos quando houver.

Como é que funciona o processo terapêutico em casal?

Durante o processo, o seu terapeuta é quem será responsável por ajudar melhor você a compreender melhor a dinâmica que está por trás do seu real problema, além de ajudar a descobrir quais os papeis que cada um desempenha dentro do relacionamento bem como sua real parcela de culpa dentro da situação vivenciada- sim, porque nem sempre admitimos que também somos culpados.

Contudo, vale a pena ressaltar que é crucial você compreender e mudar seu comportamento, suas atitudes e a forma de enxergar e tratar o outro. Muitas vezes, como forma do processo e de recuperação, o terapeuta do casal irá atribuir pequenas tarefas, graduais, para que seja possível você colocar em prática todas as habilidades que estão aprendendo no momento da sessão.

O casal precisa estar comprometido com o relacionamento e com a decisão que tomaram, juntos, em buscar ajuda.

Quem é que deve realizar a Terapia de Casal?

Primeiro ponto que a gente deve deixar bem claro: a terapia de casal é bem vinda para qualquer relacionamento. Relacionamentos bons, ruins, heterossexual, homossexual, casais com mais de 20 anos, com menos de um ano, noivados, namorados, enfim…

Terapia de casal: quem pode fazer?
Terapia de casal: quem pode fazer?

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que nem só os problemas presentes podem ser discutidos. Em muitos casos, o rompante que o casal tem algora foi em decorrência de uma atitude há anos atrás e que ficou mal resolvida. Também serve para casais que querem manter o relacionamento saudável ao longo do temo, atuando dessa forma como uma forma preventiva. 

Também é indicado para casais que estão passando por alguma nova modificação, como a chegada de um filho, um momento difícil no emprego, uma mudança de cidade ou de país.

Não é problema nenhum a gente pedir ajuda e reconhecer que nem sempre damos conta de tudo sozinhos.

A terapia de casal também ajuda a enfrentar problemas que estejam relacionados a diversos fatores como:

  • Dinheiro
  • Paternidade
  • Infidelidade
  • Sexuais
  • Sogro e Sogra
  • Infertilidade
  • Crianças
  • Problemas de saúde
  • Uso de substâncias, entre outros.

Os maiores equívocos da terapia de casal

Um dos maiores equívocos relacionados a terapia de casal é pensar que a terapia deve ser feita apenas por casais que estão passando por graves momentos, como uma infidelidade, por exemplo.

Quando a verdade, qualquer situação que não seja fácil de administrar pode ser levada para dentro de um consultório. Vale lembrar que não é vergonha nenhuma pedir ajuda-  e aceitar ser ajudado também.

O esforço para fazer as coisas certas vale a pena quando o sentimento é genuíno e verdadeiro.

A resistência, por grande parte, sai do lado masculino que vê na terapia, a fragilidade posta por meio social, o que não é verdade. Todo casal em algum momento passa por alguma limitação ou dificuldade que desestabiliza. Sábios são aqueles que reconhecem sua humanidade e buscam ajuda para continuar vivendo uma relação feliz e duradoura, repleta de amor e confiança.

8 sinais de que a sua relação precisa de ajuda

Nem sempre o casal percebe que está precisando de ajuda. Muitos vezes, vamos retardando os sintomas, como se desse para abafar e em algum momento, como num passe de mágica, tudo voltaria ao amor e ao calor de antes.

Por isso, para identificar mais facilmente as situações, separamos 08 sinais que merecem a atenção de vocês. Preparados?

  • Tristeza: Os cônjuges, um deles, ou ambos, encontram-se sempre deprimidor, reclamando com frequência sobre seus pares, não sentindo razão para ser feliz, principalmente, quando estão um na presença do outro.
  • Irritabilidade: Vocês estão sempre irritados um com o outro e qualquer assunto já vira um grande motivo para uma discussão ainda maior. Parece que a simples presença do outro já te causa incômodo.
  • Desejo pela solidão: Você começa a ficar até depois do serviço simplesmente para se sentir em paz consigo mesma, sem que ele ou ela fique te “enchendo o saco”.
  • Falta de sexo: Quando você nem lembra mais da última vez que dormiram juntos ou que voc~e teve tesão em estar com ele, fazendo um carinho, curtindo um momento a dois.
  • Brigas frequentes: as discussões se tornaram parceiras de vocês dois. Qualquer coisa vira motivo para brigas e as coisas que são ditas nestes momentos são feitas para machucar um ao outro.
  • Indiferença: Um não se importa mais com o outro, se ele está bem, se está feliz. Simplesmente, não é mais da sua conta e isso não está incomodando você nem um pouco.
  • Ausência de afetividade: Os casais que estão passando por problemas assim, geralmente, não estão exercendo a empatia um com o outro, pensando de forma egoísta sobre si mesmo e sobre sua própria felicidade.
  • Mentiras: Mentiras recorrentes, traição, desinteresse, manipulação… São sinais claros sobre os problemas dos relacionamentos e a necessidade de ajuda profissional.

Pensando no bem estar dos filhos

Um dos fatores que precisam ser levados em consideração é, se não, os filhos que estão presenciando toda essa ação de violência mútua. Muito se enganam àqueles que pensam que as crianças, por menores que elas sejam, não acabam sofrendo as influências de um lar desagradável e infeliz.

Ao longo do tempo, influência na sua formação pessoas e estremecem toda a segurança emocional que as crianças precisam.

Terapia de casal: Cuidado com as crianças!
Terapia de casal: Cuidado com as crianças!

É muito importante que os pais estejam atentos aos sinais dados pequenos pequenos, como isolamento, agressividade, egoísmo. Ao perceber que os filhos estão apresentando um comportamento diferente do que ele costuma apresentar, cogite a possibilidade sobre a Terapia Infantil.

Outro bom termômetro nestes casos é conversar na escola e procurar saber sobre o rendimento escolar da crianças.

O que muitos pais não entendem é que para as crianças, é muito melhor viver em harmonia com os pais separados, do que ter os pais em pé de guerra dentro de casa, juntos. Os filhos não devem se sentir ameaçados dentro de suas casas e muito menos em decorrência de uma relação desarmônica entre seus pais. Ninguém merece viver numa relação assim, principalmente as crianças.

Em casos se separação, é imprescindível que os pais não façam Alienação Parental com seus filhos, que poderá destruir todo o vínculo materno ou paterno da criança por toda a vida, fazendo com que estes danos se façam presentes num futuro.

É preciso que o casal esteja ciente que existem muito mais coisas que envolvem eles do que o simples e puro sentimento. Nestes casos, o egoísmo não é aceitado e você precisa abrir mão da sua própria razão para aceitar que mais do que dois, vocês são um só – e que precisam de ajuda.

Posts Similares