Advogado de Família – Saiba o que ele faz, quando procurá-lo e os benefícios de contratá-lo

Por Ronaldo em setembro 24, 2018

Assim que decidi escrever este artigo eu comecei a listar as principais atividades que exerço como advogada de família. Fiz isto de modo natural, pois quem trabalha nesta área tem demandas parecidas e ao falar sobre mim estaria me referindo também aos demais advogados e advogadas que se dedicam diariamente a este ramo do direito.

A licença do advogado permite que ele atue em todas as áreas do direito. Embora a atuação seja livre, há advogados que dedicam sua vida profissional a uma área, se especializam. Quando fazem isto, abdicam todos os outros trabalhos que aparecem, por mais atraentes que sejam. Isto acontece com advogados tributaristas, criminalistas, civilistas, contratualistas, familiaristas, societários, imobiliários, etc. Estes profissionais optam por trabalhar no que gostam, e isto torna suas motivações naturalmente diferenciadas. Além disto, eles acumulam horas e horas em atividades similares e isto faz com que o trabalho se aprimore. O advogado que se especializa tem um compromisso com ele mesmo e com o seu cliente.

O que pretendo com este texto? Mostrar o que faz o advogado de família, quando você pode procurá-lo e os benefícios de contratá-lo.

 DIREITO DE FAMÍLIA

Eu reconheço a importância dos conceitos pois a partir deles temos uma definição do assunto que está sendo tratado. Ao escrever este artigo eu não poderia deixar de conceituar o direito de família, pois meu objetivo é que você tenha uma compreensão sobre a área que o advogado de família atua.

Renomados juristas já fizeram isto com maestria e eu poderia escolher um dos seus conceitos para trazê-lo aqui. Mas ao fazer isto eu fiquei em dúvida se uma definição técnica iria ser tão bem aproveitada por você, leitor ou leitora, assim como é para nós que somos formados em direito.  Resolvi então, em linguagem simples e despretensiosa escrever o conceito de minha autoria:

 

O direito de família é o ramo do direito que

promove a justiça na família.

advogado de família

 

E acrescento, o direito de família tem normas que definem os direitos e deveres de cada um dos membros da família estabelecendo regras patrimoniais, financeiras e ligadas a convivência familiar.

 O TRABALHO DO ADVOGADO DE FAMÍLIA

O cotidiano do advogado de família consiste na atuação intensa em causas de família. É o profissional que milita na vara da família, se aprofunda na matéria, pois estuda a fundo as leis os julgados e a doutrina. Gosta de escrever artigos para partilhar seu conhecimento e está presente em cursos e congressos. Quando surge alguma decisão judicial inovadora, o advogado de família é o primeiro a saber e emitir opinião a respeito.

O seu trabalho começa a partir do momento que atende o cliente em seu escritório e toma conhecimento dos fatos. É neste momento que ele entende a situação pela qual o cliente está inserido e quais providências precisam ser tomadas para preservar os seus interesses.

 

advogado de família

 

Na prática, isto ocorre na primeira reunião quando ele entende o motivo que levou o cliente a procurá-lo, além de identificar se o caso é urgente e precisa ser resolvido imediatamente ou de um acompanhamento gradativo.

Neste tópico você irá conhecer as principais atividades do advogado de família.

A primeira delas é a atuação judicial, ou seja, em processos que há a participação do juiz de direito. No judiciário o advogado atua em processos litigiosos e também ações consensuais em que há menores de 18 anos e incapazes.

Nos processos litigiosos de família [ou seja, quando a ação se instaura na justiça] o advogado é procurado para defender os interesses do seu cliente perante o Poder Judiciário. O advogado de família pode ser contratado para ingressar com ações em nome do cliente ou para defendê-lo.

Os processos são regidos por um código (Código de Processo Civil) que determina o funcionamento dos processos judiciais. Assim que o advogado recebe uma procuração, ele passa a representar o cliente naquele processo.

Esta atuação é parcial. A primeira coisa que ele faz é definir a tese (linha de atuação) que é o alicerce da toda ação de família. A partir disto ele elabora petições, apresenta as provas, cumpre os prazos, despacha com o juiz [despachar significa quando o advogado vai até o gabinete do juiz para conversar sobre alguma petição ou algo a respeito do processo], participa de audiências [audiência é uma sessão do tribunal em que o juiz ouve os advogados e as partes. Pode ser uma sessão de conciliação em que o juiz convoca as partes para tentar um acordo ou com o objetivo de instruir o processo através de provas]. Além disto, o advogado também recorre aos tribunais quando é preciso. Tudo é feito em busca do sucesso da causa.

Na época que os processos judiciais eram em papel físico, para ter acesso à íntegra o advogado tinha se deslocar até o fórum que o processo estava. Lembro-me que tínhamos que entrar na fila junto com outros colegas e aguardar nossa vez de ver o processo.

De lá pra cá, o que era físico passou a ser digital. Hoje, nós advogados temos acesso integral on line aos processos de nossa mesa de trabalho. Quando queremos passar uma informação para nosso cliente acessamos o sistema eletrônico da justiça através da nossa credencial e na hora e temos acesso.

Prestar informações processuais é um dos trabalhos do advogado e a tecnologia aumentou de modo imensurável a velocidade das informações que transmitimos aos nossos clientes. Hoje, quem tem um processo na justiça se sente mais bem atendido.

Como tudo que é resolvido na justiça também pode ser transacionado entre as partes, atuar em processos consensuais de família também faz parte do dia a dia do advogado de família e esta também é uma de suas principais atividades.

Neste caso, a atuação não é litigante como nos processos litigiosos. Aqui ele atua como negociador ou mediador.

Vamos imaginar um casal que quer se divorciar e resolver tudo amigavelmente. O advogado pode trabalhar como advogado exclusivo (do marido ou da mulher) ou comum (quando o mesmo advogado representa o casal). Como advogado exclusivo ele será parcial e ele negociará o assunto com o outro lado, digo, com o advogado da outra parte. Se, entretanto, o casal contratar o mesmo advogado este será comum e sua função será de mediador, conciliando os interesses de um e de outro.

 

 

advogado de família

 

 

“Como mediador, o advogado tem a oportunidade extraordinária de ser um homem bom.” Abraham Lincoln.

 

Se este casal tiver filhos menores de 18 anos ou incapazes, a formalização do acordo será feita perante o judiciário e é dever do advogado acompanhar o caso até o final. Não havendo filhos incapazes, o acordo pode ser formalizado no cartório, por escritura pública.

Processos de inventário servem para listar e transferir os bens da pessoa que faleceu aos seus herdeiros. Quando algum parente falece, o advogado de família é procurado por um herdeiro ou pela família para verificar se o falecido deixou testamento e abrir o processo de inventário. Toda esta parte de herança, incluindo os  inventários feitos no judiciário ou no cartório, compõem a rotina do advogado de família. Esta é a sua terceira principal atividade.

Há uma quarta atividade. Refiro-me a feitura de documentos que reproduzem a vontade dos clientes e são formalizados em cartório. Imaginemos um casal vive que junto e quer oficializar a relação. O advogado é contratado para assessorar este casal a respeito da escolha do regime de bens e confeccionar a escritura de união estável junto com o cartório de notas. O mesmo ocorre quando um casal de noivos procura o advogado para a confecção de um pacto antenupcial com o regime da separação total de bens, por exemplo. Além destes, há outros atos como doação de bens, testamentos, reconhecimento de filhos, etc.

Pela natureza das relações familiares, é necessário que nós advogados e advogadas de família estejamos sempre disponíveis e atuemos com  agilidade para que o trabalho seja eficiente. A todo instante, trabalhamos assegurando os direitos e interesses dos nossos clientes, os orientamos a tomar ou deixar de tomar atitudes, a fim de que a lei seja respeitada e que eles não se prejudiquem.

Por detrás do trabalho, existe um sentimento de proteção que temos em relação ao nosso cliente.

 QUANDO PROCURAR UM ADVOGADO DE FAMÍLIA

 Advogados atuam para as normas serem cumpridas e o momento de procurar o advogado de família é quando surge a necessidade de se resolver um problema através de uma atuação especializada.

 

advogado de família

 

Vamos pensar num pai que ao sair de casa é impedido de ver os filhos e precisa ingressar com ação de regulamentação de visitas para assegurar a convivência. Outro caso é o da esposa que está se separando e tem medo que o marido desvie os recursos do casal. Ela precisa que o advogado ingresse com uma ação para bloquear os bens.

Há, entretanto, ocasiões em que o advogado é procurado pelo cliente que precisa de informações para decidir ou agir diante de uma situação. Neste momento, o advogado não é procurado para agir e sim para informar. Tomemos o exemplo o de uma pessoa que está amadurecendo a idéia da separação, mas antes de tomar a decisão precisa se consultar com o advogado para entender os detalhes do divórcio. A partir de informações esclarecedoras o advogado responde as dúvidas e explica sobre os direitos e deveres das pessoas envolvidas. Na maioria dos casos, a consultoria também é preventiva, pois o advogado orienta o cliente a evitar problemas.

 AÇÕES MAIS COMUNS DO ADVOGADO DE FAMÍLIA

A seguir listamos as ações e atuações mais comuns que fazem parte do dia a dia do advogado de família. No entanto, como a área é ligada a relações humanas, as matérias que envolvem o trabalho do advogado de família são inúmeras.

  • Divórcio;
  • Pensão alimentícia;
  • Guarda de filhos;
  • Regime de visitação;
  • Partilha de bens;
  • União estável;
  • Contratos pré-nupciais;
  • Inventário;
  • Testamentos;
  • Doação de bens;

 Se um advogado atuar em 100 casos de divórcio,  não haverá um caso igual ao outro. Se ele atuar em 100 casos de pensão alimentícia, um caso não será igual ao outro. Sabe por que isto acontece?

 

Porque uma família é

diferente da outra.

 

BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELO ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITO DE FAMÍLIA

 Às vezes, o que a justiça exige está além do que os livros ensinam.

 

advogado de família

 

O direito possui diversas áreas de atuação, mas quando um advogado se dedica a uma área, ele se aperfeiçoa nos mais amplos aspectos e cenários. A sua linha-mestra é a experiência. O profissional especializado consegue identificar imediatamente o problema e conhece as soluções. Sabe orientar o seu cliente a prevenir um problema de modo simples e, trabalhar em casos complexos. Quanto mais ele atua, mais experiente fica – melhor é resultado do trabalho.

Por trabalhar exclusivamente na área familiar, estamos em constante atualização, tanto do ponto de vista da evolução da sociedade, como do entendimento judicial.

Os caminhos e as soluções que apresentamos ao cliente são viáveis, pois baseadas em precedentes e aceitos pelo judiciário. Oferecemos um caminho que respeita os princípios éticos e a legislação. Isto faz aumentar as chances de êxito.

Todo advogado especializado tem como característica:

 Habilidade em negociar e formalizar acordos de divórcio, partilha de bens, pensão alimentícia, guarda e visitação de filhos;

  1. Oferecer resultado em processos litigiosos;
  2. Bom desempenho em audiências na vara de família;
  3. Conhecimento de julgados (tendências e entendimento do judiciário);

Outro benefício inerente ao contratar um profissional especializado é a economia de recursos financeiros, emocionais e tempo.

Da mesma forma que o advogado de família (re) estabelece a cordialidade dos homens entre si, ele também faz a conexão entre o ser humano e o Estado, promovendo a justiça na família.

 

advogado de família

 

ANNA LUIZA FERREIRA
Proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa da autora.

® Todos os direitos reservados.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *